Doenças tratadas

Lombalgia

A lombalgia é a dor que ocorre na região lombar inferior. A lombociatalgia é a dor lombar que se irradia para uma ou ambas as nádegas e/ou para as pernas na distribuição do nervo ciático. Pode ser aguda (duração menor que 3 semanas), subaguda ou crônica (duração maior que 3 meses). A maioria dos casos são compressão do disco.

O tratamento envolve risotomias, terapia de ondas de choque, radiofrenquencia, medicações orais e entre outros, sendo avaliado pelo Dr."

Osteoartrose

Osteoartrite é o mesmo que osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa. Caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos, vulgarmente, como “bicos de papagaio”, ocorrendo mais em mulheres em mãos e joelhos, outras no masculino, como a da articulação coxofemoral (do fêmur com a bacia). Ela aumenta com o passar dos anos, sendo pouco comum antes dos 40 e mais freqüente após os 60. Sendo indicado exercícios físicos de baixo impacto, emagrecimento, viscossuplementação com ácido hialurônico e terapia regenerativa tecidual.

Síndrome peritrocantérica

As tendinopatias peritrocantéricas são alterações inflamatórias que ocorrem no tendão do músculo glúteo médio e glúteo mínimo, e também decorrente do atrito entre o trato iliotibial e o grande trocanter nas região lateral do quadril. Geralmente as tendinopatias peritrocantéricas e a bursite do quadril são patologias que ocorrem juntas. A dor típica é na região lateral do quadril, principalmente pela noite e para levantar da posição sentada. No tratamento sendo indicado fisioterapia, terapia de ondas de choque, viscossuplementação com ácido hialurônico ou terapia regenerativa tecidual.

Tendinite de Aquiles

A tendinite de Aquiles é um processo inflamatório, sendo causado por uma degeneração do tendão e das fibras de colágeno causando alteração na arquitetura do tendão e consequente espessamento, tornando o tendão mais largo e espesso no local degenerado.  No tratamento sendo indicado emagrecimento, fisioterapia, terapia de ondas de choque e terapia regenerativa tecidual.

Fibromialgia

Fibromialgia é uma doença não articular e não inflamatória comum, mas mal compreendida e caracterizada por: dor generalizada, às vezes intensa; sensibilidade generalizada dos músculos, áreas ao redor de tendões e tecidos moles adjacentes; rigidez muscular; fadiga; confusão mental; transtorno do sono; e diversos outros sintomas somáticos. Tratamento multidisciplinar, envolvendo fisioterapia, terapia medicamentosa e redução da dor por meio da terapia de bloqueio venoso."

Doenças osteometabólicas

Doenças osteometabólicas são um conjunto de transtornos do metabolismo ósseo que provocam perda da massa óssea, causando fragilidade nos ossos e aumentando a incidência de fraturas, podendo ser assintomáticas em sua fase inicial, muitas vezes, sendo percebida apenas depois da primeira fratura. A causa mais frequente são baixa ingesta de cálcio e baixa vitamina D.
Entre as principais condições osteometabólicas estão o raquitismo, hiperparatireoidismo, doença de Paget e osteoporose. O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais específicos do metabolismo ósseo.  Tratamento é basicamente a ingestão de vitamina D, cálcio e fósforo.

Tendinite patelar

A tendinite patelar é uma lesão de sobrecarga do tendão que liga a patela (rótula) ao osso da canela (tíbia), e transmite a força da musculatura da coxa para a extensão do joelho. Sendo fatores que causam a sobrecarga, estão a predisposição genética, atividades com impacto intenso, salto, ou força com joelho em flexão, e ausência de fortalecimento muscular adequado, incluindo coxa, quadril, abdome e tronco. No tratamento sendo indicado fisioterapia, terapia de ondas de choque, viscossuplementação com ácido hialurônico ou terapia regenerativa tecidual.

Tendinopatia calcárea do ombro

A tendinopatia calcárea do ombro é uma dessas condições e se caracteriza pelo depósito de hidroxiapatita no tendão, ou seja, o depósito de cristais de cálcio no interior dos tendões; por isso também é chamada de calcificação no ombro. Acometendo principalmente o tendão do supraespinhal, mas pode atingir os outros tendões da região. Muitos pacientes podem desenvolver a calcificação e permanecer anos sem apresentar nenhum sinal; essa é a primeira fase da doença.
Nessa segunda etapa, os sintomas se tornam evidentes: dor (intensificada à noite, no período de descanso), desconforto e dificuldade ou incapacidade para realizar os movimentos. Na fase dolorosa é indicado o terapia de ondas de choque e fisioterapia para fortalecimento da musculatura. Basicamente, ele ajuda a “quebrar” a região calcificada, auxiliando no processo de regeneração e alívio da inflamação. Os índices de desintegração dos pacientes tratados por ondas de choque chegam a 70% – sem surgimento de novos depósitos.

Dor Miofascial

Miofascial é a causa mais freqüente de dor musculoesquelética, devendo sempre ser pesquisada a sua presença na avaliação das dores regionais orofaciais (cefaléias tensionais, dor temporo-mandibular), cervicais, dorsais e lombares, incluindo as dores pélvicas de origem desconhecida. É mais comum em indivíduos do sexo feminino, de meia-idade e com hábitos sedentários. Sendo indicado tratamento multidisciplinar com terapia de ondas de choque, toxina botulínica, mesoterapia e agulhamento a seco em pontos de gatilho.

Osteoporose

Osteoporose é uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem fracos e com possibilidade de quebrarem aos mínimos esforços. Atingindo mulheres após a menopausa, pessoas com mais de 70 anos e em casos secundários, atingindo pessoas com doença renal hepática, endócrina, hematológica ou que usam alguns medicamentos, por exemplo, corticoides. Atingindo também pessoas com dietas baixas em cálcio e vitamina D, essenciais para formação óssea. O diagnóstico é feito através da densitometria óssea em pessoas acima de 65 anos, magras, caucasianos, com histórico familiar e sedentárias. O tratamento com medicação venosa ou oral, visando a absorção e formação óssea.

Fascite plantar

Fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar (também chamada de aponeurose plantar), uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo, que garante o formato do calcanhar, até a base dos dedos dos pés. Acometendo muito pessoas com sobrepeso e sedentários. No tratamento sendo indicado emagrecimento, fisioterapia, terapia de ondas de choque, viscossuplementação com ácido hialurônico ou terapia regenerativa tecidual.

Esporão Do Calcâneo

Muitos pacientes tendem a achar que fascite plantar e esporão do calcâneo são a mesma coisa, porém não são. A fascite plantar é uma inflamação, ou melhor, um processo degenerativo que afeta a fáscia plantar. Já o esporão do calcâneo é um crescimento ósseo, causando protuberância óssea no osso caocaneo e próximo à inserção da fáscia.
A presença e o tamanho de um esporão de calcâneo na planta do pé não tem relação com a dor do paciente e nem com a fascite plantar, esta é a causadora do quadro doloroso e incapacitante.
No tratamento sendo indicado fisioterapia e tratamento de ondas de choque.